Antes que eu te formasse

Letra e Música: Gilmer Torres Ruiz

1. Antes que eu te formasse dentro do seio de tua mãe,
antes que tu nascesses, te conhecia e te consagrei.
Para ser meu profeta entre as nações eu te escolhi,
irás aonde enviar-te e o que te mando proclamarás!

Tenho que gritar, tenho que arriscar,
ai de mim se não o faço!
Como escapar de ti, como calar,
se tua voz arde em meu peito?
Tenho que andar, tenho que lutar,
ai de mim se não o faço!
Como escapar de ti, como calar,
se tua voz arde em meu peito?

2. Não temas arriscar-te, porque contigo eu estarei,
não temas anunciar-me, em tua boca eu falarei.
Entrego-te meu povo, vai arrancar e derrubar,
para edificar, destruirás e plantarás!

3. Deixa os teus irmãos, deixa teu pai e tua mãe,
deixa a tua casa, porque a terra gritando está.
Nada tragas contigo, pois ao teu lado estarei.
É hora de lutar, porque meu povo sofrendo está.

Áudio | Partitura

5 comentários:

  1. Meus Irmãos, tenho a origem dessa música. Estou atrás de origens de muitas músicas que cantamos na nossa igreja. Deixo aqui com vocês o que descobri sobre ela. Qualquer coisa me procurem no Instagram: @lucasmeraki_


    A canção "O Profeta" é uma versão em português da canção "Antes de formarte te conocía (El Profeta)" composição de Gilmer Torres Ruiz em 1974 e famosa na interpretação do grupo Siembra ( http://youtu.be/5gBUADSq8qA ). Gilmer fez em homenagem ao Fr. Héctor Herrera para a sua ordenação em 1974. Depois de alguns anos, o grupo "Siembra" cantou em uma atividade do "Dia do Trabalho". Após este evento, gravaram em cassete para a Paulinas (sede espanhola). A música ficou muito famosa e começou a se chamar "O Profeta". Eles regravaram em 2008 para a "Semana Juvenil de Teología y Misión". Produzido no "Centro Columbano de Teología y Misión" por Pavel Valencia Cisneros. Ela também é chamada de canção de Jeremias ou canto de Jeremias pois baseia-se na passagem bíblica Jr 1,4-10 que diz: " 4 Foi-me dirigida nestes termos a palavra do Senhor: 5 Antes que no seio fosses formado, eu já te conhecia; antes de teu nascimento, eu já te havia consagrado, e te havia designado profeta das nações. 6 E eu respondi: “Ah! Senhor JAVÉ, eu nem sei falar, pois que sou apenas uma criança”. 7 Replicou, porém, o Senhor: Não digas: “Sou apenas uma criança”: porquanto irás procurar todos aqueles aos quais te enviar, e a eles dirás o que eu te ordenar. 8 Não deverás temê-los porque estarei contigo para livrar-te – oráculo do Senhor. 9 E o Senhor, estendendo em seguida a sua mão, tocou-me na boca. E assim me falou: “Eis que coloco minhas palavras nos teus lábios. 10 Vê: dou-te hoje poder sobre as nações e sobre os reinos para arrancares e demolires, para arruinares e destruíres, para edificares e plantares”.*"

    Letra Original em espanhol:

    1. Antes que te formaras dentro del vientre de tu madre
    Antes que tú nacieras te conocía y me consagré.
    Para ser mi profeta en las naciones yo te elegí
    Irás donde te envie y lo que te mande proclamarás.

    Tengo que gritar, tengo que andar,
    Ay de mí si no lo hago
    Cómo escapar de Ti, cómo no hablar
    Si tu voz me quema dentro.

    Tengo que arriesgar, tengo que luchar
    Ay de mí si no lo hago
    Cómo escapar de Ti, cómo no hablar
    Si tu voz me quema dentro.

    2. No temas arriesgarte porque contigo yo estaré,
    no temas anunciarme porque en tu boca yo hablaré.
    Te encargo hoy mi pueblo para arrancar y derribar
    Para edificar, destruirás y plantarás.

    3. Deja a tus hermanos, deja a tu padre y a tu madre
    Abandona tu casa porque la tierra gritando está
    Nada traigas contigo porque a tu lado yo estaré
    Es hora de luchar porque mi pueblo gritando está.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por informações tão belas. Não conhecia a história dessa música. Deus te abençoe.
      @kerllen_damaceno

      Excluir
    2. Que maravilha.Obrigada pelas informações preciosas.
      Deus te abençoe grandemente.

      Excluir